Croquetes








Pensando em refeições económicas, práticas, de recurso (quando o nosso tempo mesmo com bimby é curto), para uma festa, uma entrada, uns croquetes caseiros é do melhor que há. Não sendo a primeira vez que os faço, só agora surgiu a oportunidade de publicar a receita.
Quanto não vale nós sabermos quais os ingredientes que colocámos e até o custo dos mesmos? Feitas as contas esta massa deu para 100 bolinhas (é mais rápido se fizermos redondos), o mesmo é dizer que saíram a 0.08€ a unidade, pois gastei no total 8.00€, contando com todos os produtos usados. Quanto gastariam se fossem comprar a mesma quantidade num supermercado ou particularmente? Façam as contas!
Podem também ser sempre feitos como aproveitamento de sobras de carnes, seja elas de que tipo forem. neste caso comprei mesmo a carne. Serve também para aproveitar o nosso pão ralado que vamos ralando e congelando e depois temos sempre para qualquer ocasião. Foi o caso desta!
Vamos lá então!

Ingredientes:

1 Cebola média/grande
2 cenouras
1 lata tomate em pedaços pequena
4 dentes alho
50 g azeite
500 g carne porco partida aos cubos
800 g carne vaca partida aos cubos
1/2 chouriço de carne (+/- 100 g) partido aos cubos
1 caldo carne
Sal q.b (c/cuidado)
6 grãos de pimenta (facultativo)
Farinha q.b. p/panar
Ovos q.b. p/ panar (4/5)
Pão ralado p/panar q.b.

Bechamel:

Leite q.b.
200 g farinha
50 g margarina
sal e noz moscada q.b.
gotas de limão q.b.

Preparação:

Coloque no copo a cebola, as cenouras, tomate, os alhos, o azeite e pique 5 seg/Vel 5. Refogue 5 Min/Varoma/Vel 1.
Quando terminar adicione as carnes, o chouriço, o caldo, a pimenta e o sal (não pondo muito, dá para rectificar no final) e programe 15 Min/Varoma/vel.1.
Pode mexer de vez em quando para homogeneizar a carne.
Quando terminar, verifique a carne e se for necessário pode programar mais 5 min na mesma temperatura e velocidade. Com a ajuda do cesto escorra o molho para uma taça e reserve. Coloque novamente o copo e triture 40 seg/vel 8 (para esta quantidade de carne, senão basta 20/30seg). Reserve.
Sem lavar o copo, pese o molho reservado e complete com leite até perfazer 600 g de líquido no copo. Junte os restantes ingredientes e programe 6 min/90º/vel 4.
Quando terminar, junte o molho béchamel à carne reservada e envolva tudo com a ajuda da espátula de maneira a que fique homogéneo.
Depois de arrefecer, guarde no frigorifico de um dia para o outro para ser mais fácil moldar os croquetes.
Passado esse tempo molde os croquetes da forma que quiser, passando primeiro por farinha (para não pegar às mãos), ovo batido e pão ralado.
Convém congelar antes de os fritar.



Massa de croquetes
Croquetes prontos a congelar.


E Voilá!!!!! Hummm....

3 comentários:

  1. Devo confessar que não gosto muito de croquetes mas, depois de ver a tua receita e de teres a boa ideia de fazê-los redondos creio que em breve vou tentar fazer uns tão bons quanto estes.
    Lindas fotos :-)

    Ana Tomás

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, ficam óptimos. Podes também fazer de frango que também são muito bons. Assim redondos é facílimo de fazer. Obrigado por partilhares!
      Beijinhos.

      Eliminar