Bacalhau à Gomes de Sá


Bacalhau à Gomes de Sá


Se existem 1001 maneiras de confeccionar bacalhau, eu gosto delas todas. Seja ele assado na brasa, no forno, cozido, inteiro à posta, desfiado, em filetes, é sempre à vontade do freguês.

Eis como podem fazer um prato, todo ele tradicional (é uma das receitas que faz parte do livro Bimby "Cozinha Regional Portuguesa") na bimby, com menos trabalho, mantendo as texturas de todos os ingredientes, sem correr o risco de se desfazerem na água.
Nesta altura em que já há batatas novas, adoro cozê-las com casca, até porque ficam mais consistentes e o sabor é sempre diferente. Estas quantidades dão perfeitamente para 4 pessoas. Se quiserem aumentar é só colocar mais batatas na Varoma e mais uma posta de bacalhau. Posso dizer que não cheguei a utilizar as três postas, pois como podem verificar o bacalhau é da posta alta (o que rende bastante), lasquei uma e congelei para uma outra utilização.

Vamos então precisar de:

Batatas novas com casca (até caber no cesto, e se necessário colocar também na varoma)
3/4 postas bacalhau
4 ovos
1 l água
Sal Q.b.
160 g azeite
6 dentes alho
4 cebolas médias cortadas às rodelas
Pimenta q.b.
1 folha louro
Salsa picada q.b.
Azeitonas q.b.

Papel de alumínio ou vegetal

Como fazer:

Lave bem as batatas, dê um golpe, ou parta ao meio se estas forem muito grandes, coloque no cesto até caberem e se for o caso, coloque também na varoma.
Forre o tabuleiro da varoma com uma folha de alumínio ou de papel vegetal, e coloque o bacalhau. Na varoma coloque os ovos, batatas restantes. Reserve.
Coloque a água no copo, o sal (tendo em atenção o nível do sal do bacalhau), o cesto com as batatas, a varoma e programe 30 min/Varoma/Vel.4. Retire e reserve.
Sem lavar o copo, coloque o azeite e programe 3 min/varoma/vel 1.
Deite os alhos e pique 3 seg/vel 5. Deite as cebolas, a pimenta, a folha de louro e programe 15 min/Varoma/colher inv/Vel colher.
Entretanto, pele as batatas, corte-as às rodelas, retire as peles e as espinhas ao bacalhau e lasque-o. Disponha num pirex, intercalando batatas e bacalhau e reserve.
Quando terminar a cebolada e com a ajuda da espátula, distribua pelo pirex, deixando uma camada generosa em cima. Leve ao forno bem quente a alourar cerca de 15/20 minutos.
Ainda sem lavar o copo, coloque os ovos descascados e pique 2 seg/vel 2. Deite sobre o bacalhau, polvilhe com salsa picada e enfeite com azeitonas (não tinha ambos, por isso não aparece na foto).
Bom apetite!










1 comentário:

  1. Gosto muito deste pratinho.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar