Empadão de carne e courgetes recheadas

Mais uma receita base, sem muito de diferente ou original, a não ser em quantidade, pois com cerca 600 g carne, fiz o empadão e ainda recheei umas courgetes das quais aproveitei o miolo para enriquecer a bolonhesa.
Como vão vendo, eu uso sempre bastante cebola e alho, são sempre a base de um bom refogado dando um sabor espectacular à comida.
Neste caso utilizei carne picada, mas empadão é sempre uma boa solução para aproveitamento de sobras de carne ou peixe.



Ingredientes para Recheio:

1 cebola grande
3 /4 dentes alho
2 cenouras
3 courgetes pq/média
Polpa tomate (200 g), ou tomate fresco
30 g azeite
600 g carne picada
1 folha de louro
1 caldo carne
50 g vinho branco
sal, pimenta, q.b
1 c.chá molho soja (facultativo)
1 c.chá molho inglês (facultativo)
pão ralado (facultativo)

Preparação:

Deite no copo a cebola, os alhos, as cenouras e o miolo da courgete, o tomate, o azeite e pique 5 seg /vel 5 ( Se quiserem que fique mais  triturado, na vez da vel.5, utilizem a vel 7). Refoguem 7 min/Varoma/Vel 1.
Junte a carne, o louro, o caldo, o vinho, tempere com sal pimenta e os molhos, programe 10 min/Varoma/ colher inv/colher pau.Retire e reserve.

Entretanto faça o puré.

Ingredientes para o puré batata:


1500 g de batata
400 g leite
sal, pimenta, noz moscada
1 colher sopa margarina

Sem lavar o copo, deite as batatas cortadas aos cubos pequenos, o leite, sal e pimenta e programe 30 min/90º/vel.1
Pode ser necessário acrescentar um pouco mais de leite e programar mais uns minutos, tendo em atenção que o puré não deve ficar muito mole. Findo o tempo, rectifique os temperos, junte a manteiga e programe 30 seg/colher inv/ vel.4. Se necessário repita a operação até que não haja grumos.

Entretanto, retire um pouco da carne para rechear as courgetes.

Unte um pirex, coloque metade do puré, a carne restante, cubra com a outra metade do puré, pincele com ovo e se quiser polvilhe com pão ralado feito na bimby, aromatizado ou não. Reserve.

Empadão de carne

Entretanto, passamos às courgetes que já estão abertas ao meio, escavadas (pois aproveitámos o miolo), e dispomos num pirex ou tabuleiro (podemos forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal) viradas para cima, colocamos o resto da carne reservada nas mesmas e reservamos enquanto se faz o bechamel.
Se não quisrem fazer bechamel, podem simplesmente colocar natas por cima, polvilhar com pão ralado e queijo ou só com um dos dois e levar ao forno a gratinar. Neste caso, usei o bechamel.

Bechamel:
350 g leite
30 g farinha
sal, pimenta, noz moscada
1 colher sopa margarina,
gotas de limão(opcional)

Continuando sem lavar o copo (depois do puré), deite todos os ingredientes no copo e programe 8 min/90º/vel 4.
Coloque sobre as courgetes, polvilhe com pão ralado (utilizei só pão) e leve a gratinar ao forno previamente aquecido a 200º, juntamente com o empadão.

Courgetes Recheadas com carne
Ah, e ainda enquanto esperam pelo gratinado, podem à mesma sem lavar o copo, colocar 1 l de água, e cozer uns legumes a vapor para acompanhar o empadão. Neste caso foi uns bróculos. Que tal?!

Nota: Por esquecimento, não tirei as fotos ao pirex do empadão nem às courgetes, mas as quantidades referidas dão para 6 pessoas no empadão e 3 nas courgetes.


Sem comentários:

Enviar um comentário