Arroz de Bacalhau com Feijão

Ora aqui apresento então o meu Arroz de Bacalhau com Feijão.
Esta receita está no livro base da Bimby "As receitas essenciais", apenas não coloquei os espinafres, utilizei 4 postas de bacalhau (pequenas), que cozi antecipadamente, aproveitando depois a água para cozer o arroz.
Fica um arroz excelente, de sabor óptimo e dá à vontade para 6 pessoas.


Arroz Bacalhau com Feijão




Ingredientes:
4 postas bacalhau peq.
500 g água

1 cebola
5 tomates peq. ou 100 g tomate lata +/-
1/2 pimento vermelho
50 g azeite
960 g água
1 caldo peixe
280 g arroz agulha
1 lata feijão manteiga/encarnado (800 g)
sal, pimenta q.b, 1/2 c chá piripiri (facultativo)

Coloque as postas de bacalhau na varoma, a água no copo e programe 20 min/varoma/vel 1. Retire e reserve a água da cozedura e o bacalhau.
Coloque a cebola, o tomate, o pimento, o azeite e triture 5 seg/vel 5.
Refogue 7 min/Varoma/vel.1.
Entretanto desfie o bacalhau em lascas, sem peles e espinhas e coloque no tabuleiro da varoma.
Junte a água reservada (caso não chegue complete com mais água até fazer as 960), o caldo de peixe, o arroz, tempere com sal (atenção ao sal, porque a água da cozedura pode já estar salgada. Tudo depende do bacalhau.), pimenta e piripiri. Coloque na parte de baixo da varoma a lata de feijão e por cima o tabuleiro com o bacalhau já desfiado, programe 18 min/varoma/colher inversa/colher pau. A meio da cozedura pode parar a Bimby e com a ajuda da espátula soltar o arroz que está no fundo do copo, volte a colocar a varoma e deixe terminar.
Deixe repousar uns 3 a 5 min, dentro do copo antes de retirar.
Deite num pirex o feijão e o bacalhau e a seguir o arroz, envolva e sirva de seguida. Se quiser pode polvilhar com coentros por cima.





Nota: Se quiserem utilizar espinafres podem cozer cerca de 400 g (já cortados com uma tesoura) na altura de cozer o bacalhau ou então na altura de cozer o arroz, colocando os espinafres em baixo na varoma, e o feijão e o bacalhau em cima no tabuleiro.