Sericaia

Sericaia
 

Esta Sericaia foi baseada numa receita original da região do Alentejo e também uma das minhas sobremesas preferidas. Feita vezes sem conta e sempre um sucesso, podendo ser acompanhada (ou não) pelas famosas ameixas de Elvas em calda.
Apresento aqui a minha versão da mesma adaptada à Bimby, mais uma vez se comprovando que com a ajuda do fantástico robot cozinhar e preparar uma receita é muito mais simples e fácil.




Ingredientes:
9 ovos
370 g de açúcar
750 g leite
1 limão
1 pau de canela
90 g de farinha tipo 55 (p/bolos)
Canela em pó

Preparação:

Separe as gemas das claras. Coloque as gemas no copo com o açúcar e programe 5 min.  Vel. 3. Retire para uma taça com a ajuda de um "salazar" (para tirar o máximo possível) e reserve.
Deite o leite, o pau de canela e a casca do limão. Programe 10min/Temp.90º/ Vel.1. Retire o pau de canela e a casca de limão e incorpore a farinha. Programe 10 seg. vel. 3/4, para não haver quaisquer grumos.
Adicione lentamente com a bimby em funcionamento na vel.1 o creme das gemas e programe 1 min. Vel. 3. De seguida, programe 10 min. Temp. 90º, Vel. 3, tem de ficar um creme espesso, se os 10 min. não forem suficientes, programe mais 2 min, à mesma temperatura e velocidade.
Retire do copo  para uma taça grande e deixe arrefecer bem.
Com o copo bem limpo, coloque a borboleta na lâmina, deite as claras com uma pitada de sal e umas gotas de limão e programe 10 min., Vel. 3  ½. . Retire e reserve.
Agora nesta fase é preferível não utilizar a nossa Bimby, porque não vai lá caber todo o preparado final e assim, numa taça grande ( que pode ser aquela onde estava a arrefecer o preparado) vai-se juntando as claras em castelo, sem mexer, só envolvendo com uma vara de arames. Quando estiver tudo bem ligado, num prato de barro vai-se deitando colheradas desencontradas ( uma ao atravessado e outra ao alto, por ex. uma virada a norte e outra a oeste) alternadamente.
Polvilha-se abundantemente com canela e vai ao forno bem quente a 200ºC
A sericaia está pronta quando começar a abrir fendas ao fim de aprox 50 minutos, podendo baixar-se o forno para os 150ºC para que coza bem por dentro.



Sericaia- Antes de entrar no forno!




Fonte: Livro "Cozinha Tradicional Portuguesa"