Caril de Borrego com Mostarda

 Índia! Quem já não experimentou a sua culinária, os seus sabores exóticos com a mistura de especiarias que  lhe conferem um sabor tão especial e característico?
Tornei-me uma fã incondicional,  a partir do momento que saiu o livro da "Índia" da Bimby. Desde esse dia não mais parei de cozinhar aqueles ingredientes, misturando, inovando, numa autêntica descoberta pela gastronomia daquele país. De outra maneira seria bem mais complicado, mais dispendioso e até menos assíduo, pois podemos fazer sempre que nos apetecer na nossa casa, convidando os amigos a provarem as nossas iguarias.
Já fiz muitas, mas infelizmente ainda não estão registadas aqui. Começo por esta que é uma das muitas receitas "habitué" cá de casa e que fazem parte do menú indiano.

Experimentem!

Ingredientes:

30 g Óleo
2 c. sopa mostarda em grão
3 malagueta vermelhas
5/6 dentes alho
3 cenouras cortadas às rodelas
1 lata tomate pelado das mais peq.
1000 g borrego limpo cortado em cubos (já temperado com sal, e pimenta e alho em pó)
200 g água
1 c. chá gengibre em pó
1 c. chá açafrão das índias
1 c.chá alho em pó
1 c. chá caril
Sal q.b.

Coloque no copo o óleo, a mostarda e as malaguetas sem as sementes e programe 3 min/Varoma/vel.1.
Adicione o alho e pique  6 seg/vel 5.
Refogue 5 min/Varoma/vel 1.
Adicione as cenouras, o tomate, o borrego, a água, gengibre, açafrão, alho em pó, o caril, sal q.b, programe 30 minutos/varoma/colher inv/colher de pau.
Sirva com arroz Thaijasmine, basmati ou outro a gosto.


Fig.1

Fig.2
 

Fig.3

 

Dica: Se não quiserem tão picante, na vez de 3 malaguetas, adicionem uma ou duas apenas. O tomate podem também usar do fresco, cerca de 3/4 tomates peq.



Fonte: Livro Índia da Bimby